Notícia

Informatização ajuda a economizar e preservar o meio ambiente

01 jul 2011

 

Por mais distante que pareça a ligação entre tecnologia e preservação do meio ambiente, ela não só existe como é considerada um fator importante para que empresas e pessoas físicas ajudem para manter o planeta saudável. O motivo é simples: quando as atividades são informatizadas, a tendência é reduzir cada vez mais os gastos com papel.

Segundo um estudo feito na Bélgica pela rede de comunicadores Com@pol, um funcionário gasta, por dia, uma média de 31 folhas, sendo que 17% delas nunca são lidas ao menos uma vez. O custo ambiental é alto: 1,2 milhões de árvores foram derrubadas por nada.

Veja aqui mais dicas para ser sustentável

Por outro lado, se todas as atividades forem feitas diretamente no computador, via internet ou aplicativo, isso significa que a empresa em questão pode economizar, para cada empregado, até 700 folhas por mês, ou 7.700 papéis por ano. Em outros valores, essa quantidade equivale de 550kg a 770 kg de papel por ano e representa um gasto de até R$180 por funcionário, levando em conta que um pacote com 500 folhas A4 custa em média  R$12.

A Dossier Digital acredita que o papel pode e deve ser cada vez menos utilizado em empresas. Tanto que seu software-produto, Diário de Obras, propõe um modelo eficiente de cruzamento de dados para que construtoras, engenheiros e aquitetos possam  acompanhar seus  projetos de forma colaborativa e online. Saiba mais

Ler outras notícias