A parceria entre a Dossier Digital e uma comunidade do Centro Histórico de Salvador colocou em prática um conceito de participação sócio-econômica que só agora está sendo difundido. Com o Centro Tecnológico Social do Pelourinho (CTSP), a Dossier Digital fez mais do que fornecer um curso de informática; ela propõe sociedade a longo prazo com os alunos.
Sebastião Cartaxo, arquiteto de software que deu aulas no CTSP, definiu a meta do projeto: “Em cursos normais de tecnlologia o aluno aprende informática e só. Aqui, depois do curso e de todas as oficinas de workshop e propostas de estágio, se eles não forem absorvidos por alguma empresa, terão plena capacidade de serem empreendedores”.
Cartaxo explica que o diferencial é o interesse da empresa no desenvolvimento e no retorno do aluno, de forma que o crescimento de um implica diretamente no crescimento do outro. “Este é o conceito de Shared Values”, completa.
O modelo Shared Values (valores compartilhados, em tradução livre), proposto em janeiro deste ano pela revista Harvard Business Review, chocou muitos empresários ao apontar parcerias entre empresas e comunidades como melhor forma de desenvolvimento em conjunto, desbancando a já difundida sustentabilidade. No artigo de seis páginas, a publicação indica os Shared Values como a “salvação do capitalismo”.
“Nada mais coerente”, afirma Cartaxo, “uma vez que, com este modelo, a empresa pode contar com o retorno dos participantes e ainda assim investir em causas sociais. Não é filantropia, nem mesmo responsabilidade social, mas uma aposta em conjunto com lucros compartilhados”.
Este modelo de participação está sendo praticada em grandes marcas como General Eletric, Nestlè e Avon. Todas elas se comprometeram a aliar à causa social metas conjuntas com as comunidades e têm tido retornos financeiros acima do esperado. Para saber mais sobre o Centro Tecnológico Social do Pelourinho acesse www.ctspelourinho.com.br