Desde que a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP Brasil) começou a validar certificados digitais que adotam o padrão criptográfico criado por ela, o número de certificados digitais no país cresceu muito. Segundo o Jornal Brasil Econômico, atualmente existem cerca de 3 milhões de e-CPFs, e-CNPJs e NF-e da Certisign no Brasil, mas este número deve triplicar até 2015. O motivo é que, além de ter se tornado um requisito da Receita Federal para declaração de impostos e emissão de nota fiscal, o certificado digital é mais “verde” e sustentável do que os papeis.
A burocracia é um dos principais fatores que contribuem para a falsificação. Documentos impressos são mais facilmente falsificados e isso pode atrasar, e muito, as atividades diárias de uma empresa. Quando o documento é digitalizado e contém uma assinatura digital esse risco é minimizado. E, segundo Mario Cesar de Mattos Milone, diretor de produtos e serviços da Telefônica/ Vivo, o uso do certificado digital também reduz o gasto com papel. “Nessa primeira experiência, foram eliminados muito papel, toner, gastos com armazenagem de documentos e transporte.”
Confira a íntegra da publicação aqui.
A Certisign é parceira da Dossier Digital em emissão e validação de certificados digitais. Faça a sua compra através do site e agende sua validação conosco!